Apresentação

O universo que se move e que se constitui o saber etnomatemático, que não se finda, nem tampouco se limita, ao contrário, extrapola, apresenta características específicas que o torna um ponto de convergência de estudos articulados, dinâmicos e profundos, que lhe confere uma importância científica não só educacional, mas também social, política, cultural e étnica. A problemática dos assuntos que tangem esse universo denominado por Etnomatemática, que o confere e o extrapola, é uma visão global, que se assenta na abordagem de grande contemporaneidade. E é nesse movimento que se insere o 5º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm5), ao promover e, ao mesmo tempo congregar, um encontro de pessoas (investigadores, professores, cientistas e estudantes) preocupadas não só como se ensina e como se aprende matemática, mas como a concebe em torno de diferentes contextos, épocas, culturas e articulações intra e intercruzadas.

O CBEm5 ocorrerá em Goiânia, de 11 a 14 de setembro de 2016, em boa parte do tempo nas dependências do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal da Universidade Federal de Goiás (UFG). Convidamos professores, alunos e pesquisadores de educação matemática e educação em geral para participarem do evento.