Matema

Matema - Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática

 

O Matema - Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática, é o resultado simultâneo, não estanque, de esforços somados, na última década, por alguns pesquisadores em Educação Matemática vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás - PPGECM/UFG. Ele foi consolidado por um grupo de 12 integrantes, contemplando, em sua própria estrutura, a participação de professores e pesquisadores que atuam tanto na Educação Básica de Ensino, quanto na Educação Superior. Desta forma, o Matema é empreendido como uma comunidade constituída por pessoas que se reúnem em voga à Educação Matemática desde uma multiplicidade de discussões, que tentam fomentar suas ressignificações, até implicações que vão além de perspectivas escolares, pedagógicas e curriculares.

O Matema surge, ao mesmo tempo em que se consolida, com o intuito de incentivar o debate dos assuntos intrínsecos às pesquisas realizadas em Educação Matemática, especialmente, do estado de Goiás, bem como visa valorizar, por meio do intercâmbio entre os conhecimentos teóricos e práticos,  a integração dos participantes num processo contínuo e permanentemente de formação. Neste movimento, as ações desenvolvidas incidem, direta ou indiretamente, na perspectiva de pensar a Educação Matemática a partir de um processo maior e mais significativo das relações da sociedade humana, com seus processos históricos, políticos e culturais, com suas estruturas linguísticas, psíquicas e educativas, bem como com seus instrumentos tecnológicos e científicos.

O grupo Matema se alicerça em um movimento múltiplo e dinâmico, tendo como pano de fundo as diversas literaturas que privilegiem o diálogo com as políticas públicas educacionais, os processos de ensino e aprendizagem de matemática, a formação inicial e continuada dos professores, a etnomatemática, o lúdico, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a informática educacional, entre tantas outras correntes de estudo. Desta forma, este grupo torna-se um espaço de formação partilhada, capaz de colocar os integrantes frente às situações reais, que os convidam à tomada consciente de reflexões e decisões, com vistas à superação de problemáticas e limitações afloradas pela realidade da Educação. Torna-se também um cenário possibilitador da construção do conhecimento por meio de produções científicas, originadas a partir das relações estabelecidas, entre as distintas etapas do processo, entre os pesquisadores.

A dinâmica do trabalho adotada pelo grupo promove um movimento contínuo e cíclico de reflexão-produção-contribuição por meio de trocas de experiências entre os saberes teóricos e práticos, que tangem a consolidação da construção do conhecimento. Assim, o Matema, enquanto espaço formativo, oportuniza aos seus sujeitos, a partir de sua inserção na pesquisa, condições para a percepção do quão plural e singular são os conhecimentos produzidos em Educação Matemática. A organização de planejamento e intervenções, deste grupo, estão à luz de posturas de reconhecimentos que não tornam isoladas e hierárquicas, espacialidades e temporalidades culturais em detrimento de outras, complexos de explicação, mas, sim, é munida pela interação colaborativa, pelas trocas e, principalmente, pelo diálogo permanente entre os sujeitos e suas práticas e teoricidades.

A perspectiva teórica do Matema dialoga com as concepções apontadas por D’Ambrosio, isso porque conjugamos os pressupostos da Educação Matemática com diferenciais campos do saber, das Ciências Exatas e das Humanas; com diferenciais espaços de aprendizagem, formais e não-formais; com diferenciais contextos em questão na sociedade pós-moderna do século XXI. Tais movimentos devem suscitar uma atitude aberta, hermenêutica e holística, de respeito e humildade, para além da vaidade, que pode gerar os contextos institucionais, principalmente aqueles ligados à Matemática.

Foi conjugando, assim, a Educação Matemática com a Antropologia Cultural e Ciências da Cognição, com as teorias de etnociências, que Ubiratan D’Ambrosio, nos últimos tempos, tem criticado e deslocado a ótica estrutural e logocêntrica da Matemática, como do conhecimento em sua globalidade. Desta forma, o grupo Matema tenta repousar sobre a cartografia dessas multiplicidades, sobre as diversidades das vidas e suas variáveis que são muitas, merecendo novos entendimentos construídos não numa perspectiva de fala dominante e fragmentada, mas em entendimentos outros que se distanciam dos títulos e jargões institucionais, procurando entender o ser em sua totalidade.

O estudo pela Educação Matemática, no cenário do Matema, é empreendido numa dimensão das nossas vidas, que não é traçada solitariamente, nem tampouco de forma unívoca, mas sempre diferencialmente disseminada e em comunidade, em grupo. É plural, é dialógico como conhecimento em sua formulação e amadurecimento da categoria da etnomatemática enquanto entendimento e problematização de que diferentes artes ou técnicas de explicar, de conhecer e de aprender (matema) são desenvolvidas nos diferentes contextos humanos, entre elas, as de matematizar, logo se transformou em um lócus de transformação crítica e social, a fim de resgatar o ser humano e sua dignidade.

Desta forma, numa perspectiva mais centrada na etnomatemática do pensamento, que é transdisciplinar por excelência, convoca-nos a observar e experimentar questões relativas à Matemática de um modo outro, interessados, sobretudo nos processos de construção, organização e disseminação do conhecimento. Nestes diálogos, assim, o Matema, refere-se aos nossos gestos intra e interpessoal de lidar com a realidade, de saber-se nela e de saber dela, sendo múltiplas e diversas ao longo da nossa grande comunidade humana. Refere-se à vida e, principalmente, a uma dimensão das nossas vidas que não é estática, mas sempre articulada, sempre verbalizada, uma dimensão das nossas vidas que sempre está em travessia, em movimento e em dialética.

Diante do exposto, a organização do CBEm5 está sendo vivenciada como uma oportunidade única de amadurecimento para o grupo do Matema, envolvendo múltiplas atividades de natureza teórico-prática, das quais todos estão participando. Além disso, o evento e todas as atividades que o antecedem e sucedem, tem representado um inegável crescimento para a área da Educação Matemática desenvolvida no Estado de Goiás e Região Centro-Oeste, tendo em vista que o PPGECM/UFG é a principal referência de formação pós-graduada stricto-sensu na região na área da Educação Matemática.

 

Membros do Grupo

 

José Pedro Machado Ribeiro (Coordenador)

Edy Lawson Silva Santos

Fábio Moreira de Araújo

Gabriela Camargo Ramos

Greiton Toledo de Azevedo

Janice Pereira Lopes

Jaqueline Gomides da Costa

Lucas dos Santos Passos

Marcilene Fernandes de Oliveira

Matheus Moreira da Silva

Olávio Carelli Neto

Renata da Silva Matos

Roberto Barcelos Souza

Rogério Ferreira

Siely Silva Guimarães

Vanessa Nascimento Silva

Vânia Lúcia Machado

Wallace Cayke Ribeiro Corrêa

Weldson Luis Nascimento

Wivian Sena Moraes