Pôsteres
PÔSTERES
13/09/16 (terça-feira) 9h30-10h45 |
Local: Núcleo de Formação Superior Indígena Takinahaky |
||
Coord. Profa. Janice Pereira Lopes (UFG) |
|||
Autor(es) |
Título |
Código |
|
Donizeth J. de Souza, Elaine de M. Macedo |
A Filosofia e a Teoria da Etnomatemática:Etnomatemática |
PS1.39 |
|
Eugenio Gonçalves, Heiracles M. D.Batista |
Reflexões sobre etnomatemática na escola indígena e suas considerações em sala de aula |
PS1.40 |
|
Isaac B. de Lima, Isabela A. A. Sousa, José F. T. da Cunha |
O saber matemático observados no ofício de um grupo de pedreiros de Tangará da Serra–MT |
PS3.35 |
|
Cassila B. de Carvalho, Alex J. da Silva, Sillene C. Veron, Maria A. M. de Oliveira |
O jogo da aripuka: possibilidade para o ensino de matemática numa escola indígena Kaiowá Guarani |
PS3.36 |
|
Welvesley S. Santos, Edinéia A. S. Galvanin, Jaqueline N. Carvalho, Jaime M. Ferreira Jr |
Uma abordagem Etnomatemática:A matemática praticada pelos pedreiros |
PS3.37 |
|
Joel Aquino |
Os conhecimentos tradicionais indígenas de Matemática:a marcação de tempo no conhecimento Guarani e Kaiowa |
PS3.38 |
|
Edson Escalante, Maria A. M. de Oliveira |
Animais selvagens que tem vida negativa (azar): jogo do pira |
PS3.39 |
|
Valdirene Rosa de Souza |
Saberes e técnicas matemáticas da cultura africana e afro-brasileira na educação básica |
PS3.40 |
|
Alice de Oliveira Sousa, Liliane de Oliveira Souza |
A Etnomatemática dentro do grupo de medidores de cana-de-açúcar do município de Inhumas-GO |
PS3.41 |
|
Cicero M. da Silva, Adailton A. da Silva, José F. T. da Cunha, Mônica Taffarel |
Percepções sobre o conhecimento etnomatemático no oficio da marcenaria: percepções de Conhecimento |
PS3.42 |
|
Alexander Cavalcanti Valença, José Roberto da Silva |
Afroetnomatemática: perspectivas de investigações na temática afro-brasileira no ensino de matemática da educação básica na Escola Quilombola.: |
PS3.43 |
|
Daisy Montiel Lopes, Heiracles Mariano Dias Batista,Aldrin Cunha |
Artesanato indígena: Prática pedagógica para ensino de matemática por meio da cestaria nas comunidades indígenas Guarani e Kaiowá: |
PS3.44 |
|
Hofelia Madalena Pozzobon Muller, Deise Gomes da Fonseca, |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL E ETNOMATEMÁTICA: novos entendimentos, outros significados: |
PS3.45 |
|
Invanusa da Silva Pedro, Maria Aparecida Mendes de Oliveira, |
Práticas e saberes presentes na construção da casa de reza kaiowá: : etnomatemática dos Kaiowá do Panambizinho |
PS3.46 |
|
Sabino Adiala, Aldrin Cleyde da Cunha,Maria Aparecida Mendes, Heiracles Mariano Dias Batista |
Práticas pedagógicas por meio da etnomatemática, contribuição para o ensino dos alunos na Escola Tekoha Guarani aldeia Porto Lindo Japorã – MS: |
PS3.47 |
Acesse as informações aqui.